O que é Startup Visa Portugal?
O Startup Visa Portugal é uma maneira de incentivar o empreendedorismo no país. Esse visto, criado em 2018, oferece a permissão de residência no país para cidadãos de fora da União Europeia, que queiram abrir uma empresa inovadora em Portugal. O visto Startup em Portugal acontece em dois momentos. O primeiro, é dedicado à certificação das incubadoras que vão receber as novas empresas em seus espaços físicos e dar apoio aos empreendedores para conseguirem entrar no ecossistema de empresas portuguesas. A Agência para a Competitividade e Inovação é responsável por analisar e selecionar essas incubadoras, para garantir que elas realmente estejam aptas a ajudar os imigrantes empreendedores. Esse cadastramento acontece durante um determinado período no ano, geralmente de janeiro a fevereiro. Em seguida, é iniciado o processo do Startup Visa de Portugal para os empresários em si. É possível se inscrever para fazer parte desta seleção ao longo de todo o ano, desde que sejam preenchidos os pré-requisitos do visto, sobre os quais falaremos a seguir.
Pode solicitar quem já possui uma empresa no seu país de origem, há menos de quatro anos, e quer internacionalizar suas atividades pode aplicar para o Startup Visa de Portugal. Quem ainda não possui a empresa aberta, mas pretende desenvolver o projeto direto no país também é candidato ao visto. Ou seja, qualquer empreendedor pode aplicar para o Startup Visa em Portugal, desde que preencha os critérios exigidos. Além disso, cada visto pode ser liberado para até 5 empreendedores por candidatura, ou seja, se você possui até 4 sócios, todos eles se tornam aptos a residir no país.
Quem tem cidadania de algum país da UE não pode concorrer a uma participação no Startup Visa em Portugal.
Para concorrer ao Startup Visa em Portugal, você não pode ter adquirido o direito de residir permanentemente em um dos países da área Schengen.
Para tirar o Startup Visa em Portugal é preciso comprovar que você tem como se sustentar no país, até que a sua empresa comece a gerar renda. Para isso, é preciso que cada sócio tenha em conta um valor equivalente a 5265,72€, que representa 12 vezes o Indexante de Apoios Sociais para 2020.
Além disso, os projetos da sua empresa devem ter a pretensão de desenvolver produtos ou serviços inovadores.
Para ser aceito no Visto Startup, uma das incubadoras certificadas para esse processo de visto precisa demonstrar interesses em incubar o seu projeto.
A sua proposta de empresa deve apresentar potencial para a criação de empregos qualificados no país, para além dos seus sócios criadores, no longo prazo.
A empresa que você pretende desenvolver durante o processo do visto deve apresentar o potencial para, em até 5 anos depois do início do processo de incubação, gerar um volume de negócios acima de 325.000€ por ano.
O programa dá prioridade a empresas que possam se manter no país, mesmo após o fim do Startup Visa em Portugal.
Os critérios exigidos devem ser cumpridos na ocasião da candidatura do visto e podem ser exigidos que continuem a ser cumpridos durante toda a duração do projeto.
Os conselhos e informações fornecidos neste site são apenas para fins informativos e educacionais e não substituem a consulta com um profissional.
Por favor, procure um advogado ou profissional financeiro para aconselhamento sobre a sua situação específica.
A VP! não é um banco, contabilista, consultor fiscal/investidor, ou escritório de advogados.
A VP! actua como intermediário, sendo um facilitador do processo com os melhores profissionais financeiros e jurídicos.
Via Portugal. Todos os direitos reservados.