No período, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) autorizou a entrada de 85.317 cidadãos do Brasil, segundo confirmou o órgão à Via Portugal, nesta sexta-feira (15). O número é ligeiramente maior do que o de maio, quando 82.533 viajantes do Brasil chegaram em terras portuguesas, com 2,6 mil brasileiros por dia.
A situação é bastante diferente da registrada nos últimos dois anos. Em 2020, nesta mesma época, o espaço aéreo estava totalmente fechado até 15 de junho, enquanto em 2021 apenas as viagens essenciais do Brasil eram permitidas. Agora, Portugal começa a se aproximar dos níveis de turistas pré-pandemia de Covid-19.
Em maio, o país recuperou 97% dos passageiros, na comparação com 2019, conforme o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), em relatório divulgado nesta sexta-feira (15).
Passaram pelos aeroportos portugueses 5,3 milhões de passageiros em 31 dias, o equivalente a quase metade da população do país.
Portugal, além de ser um dos destinos turísticos mais procurados na Europa, possui também a maior colônia de brasileiros no Velho Continente. De acordo com o último relatório do SEF, divulgado no mês passado, são mais de 206 mil cidadãos com Autorização de Residência (AR), sem contar as pessoas que estão à espera de obter o documento ou os que possuem a nacionalidade portuguesa.
Quem entrou no país até o dia 30 de junho ainda precisou apresentar um teste negativo para a Covid-19 ou certificado de vacinação ou recuperação. No entanto, desde o dia 1º de julho, nenhum tipo de certificação é obrigatória para ingressar no território português.
O governo decidiu retirar as regras para todos os países, tendo como justificativa a melhoria da pandemia no território.
As flexibilizações têm sido graduais. Em abril, o formulário de localização de passageiros deixou de ser obrigatório. Agora, a única regra que permanece é o uso obrigatório de máscaras nos aviões e nos demais transportes públicos.
Com o aumento do fluxo de passageiros registrados continuamente nos últimos meses, viajantes no Aeroporto de Lisboa enfrentaram uma série de problemas, como longas filas na imigração, atrasos e cancelamento de voos.
O governo ativou um plano de contingência, com adição de mais agentes e tecnologias para diminuição do tempo de espera na fronteira.
Um dos serviços implementados foi a inclusão dos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido no sistema de controle eletrônico, sem a necessidade de passar pela entrevista com um agente do SEF para autorização de entrada. Segundo o governo, a escolha dos países se dá pelo “baixo risco de segurança ao país”. Os passageiros do Brasil continuam precisando passar pelo controle de fronteira com os inspetores de imigração.
NÃO VENHA PARA PORTUGAL COMO TURISTA COM INTENÇÕES DE FICAR A RESIDIR. FAÇA O SEU PEDIDO DE VISTO AINDA NO PAIS DE RESIDÊNCIA JUNTO DO CONSULADO PORTUGUÊS RESPECTIVO.
✔ Visto de Estudo ou Estágio
✔ Visto de Trabalho
✔ Visto Empreendedor
✔ Visto Rendas Próprias ou Aposentado
✔ Golden Visa
✔ Startup Visa
Quer orientação sobre Vistos?
Siga o link: http://ow.ly/qkju50ARtPg
Para residir legalmente em Portugal tem de pedir o visto antes de viajar para Portugal.
Com a Orientação vai ficar a saber:
Quais os tipos de vistos disponíveis;
Qual o visto adequado para o seu caso;
Quais são os procedimentos;
Quais são as etapas para obtenção do visto;
Instagram: @vp_viaportugal
Email: viaportugal@veportugal.com
#vemparaportugal #cidadaniaportuguesa #nacionalidadeportuguesa #vistoparaportugal #viaportugal #vistos #goldenvisa #visagold #investiremportugal #maputo #moçambique #vistos #vistosnacionais #portugal #moraremportugal #viveremportugal #segurança #luanda #angola #caboverde #brasil
Os conselhos e informações fornecidos neste site são apenas para fins informativos e educacionais e não substituem a consulta com um profissional.
Por favor, procure um advogado ou profissional financeiro para aconselhamento sobre a sua situação específica.
A VP! não é um banco, contabilista, consultor fiscal/investidor, ou escritório de advogados.
A VP! actua como intermediário, sendo um facilitador do processo com os melhores profissionais financeiros e jurídicos.
Via Portugal. Todos os direitos reservados.