Layout do blog

Fim da Manifestação de Interesse. E agora?

Richard Lawrence • 10 de junho de 2024

Medida pegou de surpresa quem já está morando em Portugal e ainda não tinha dado entrada na Manifestação de Interesse (MI). Mas há opções.

Um grupo de pessoas está sentado em uma sala de espera.

"Estou em Portugal, já tenho NIF, NISS e estou trabalhando, mas não dei entrada na Manifestação de Interesse.”

Esse é um dos vários relatos recebidos pela Via Portugal nos últimos dias, após o fim da possibilidade de ingressar com novos pedidos de Manifestação de Interesse.


A medida, que entrou em vigor poucas horas após o anúncio, pegou de surpresa muitos imigrantes, sobretudo brasileiros, que usariam o mecanismo para obter uma Autorização de Residência (AR) em Portugal. Nos últimos anos, a famosa “MI” se tornou o principal meio de regularização para quem entrou sem visto e permaneceu por mais de 90 dias no país.


Como a Via Portugal tem relatado, esse caminho se tornou tão popular que “dava quase a sensação de que era a única via que as pessoas tinham para regularizar a sua situação administrativa”. No entanto, existem outras opções, mesmo para quem já está em Portugal.


O artigo 122.º da Lei dos Estrangeiros pode ser uma opção viável. É a “Autorização de Residência em situações especiais”. Alguns dos exemplos concretos previstos em lei são os estrangeiros com filhos menores em Portugal, pelos quais sejam responsáveis. Outra situação é quem sofre de uma doença que necessite de tratamento médico e não possa retornar ao país de origem.


O artigo 123.º da mesma lei, intitulado “Regime excepcional” é amplo: “Devem ter por base razões de interesse nacional, razões humanitárias, ou razões de interesse público decorrentes do exercício de uma atividade relevante no domínio científico, cultural, esportivo, econômico ou social”.


Um decreto regulamentar, isto é, uma publicação que detalha uma lei, prevê outra situação que pode beneficiar quem já está trabalhando em Portugal e ainda não deu entrada na Manifestação de Interesse. Podem ser “ponderadas as circunstâncias concretas do caso, como razões humanitárias, a inserção no mercado laboral por um período superior a um ano”, destaca o Decreto Reg. nº 84/2007 de 5 de novembro.


No entanto, estar trabalhando em Portugal há mais de um ano não é a única regra. Diferente das manifestações de interesse, “não há um direito à autorização de residência”. Na prática, isso significa que cada caso será analisado e decidido por um membro do Governo.


Sobre o visto CPLP para quem já está no país, ainda não há previsão para que entre em vigor, nem quais serão os requisitos exigidos.


Como se observa, soluções dentro da legislação existem. O desafio pode ser conseguir um agendamento na Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) para realizar o pedido. As opções de marcações disponíveis são o telefone e e-mail. No entanto, a própria AIMA reconhece que não consegue dar conta de atender a todos os pedidos. Reclamações de imigrantes que não conseguem contato com a agência são comuns. Há quem tente ir presencialmente aos balcões da AIMA espalhados pelo país. No entanto, fora os agendamentos já marcados, são escassas as vagas para outros atendimentos.


No Porto, por exemplo, há quem chegue ainda na madrugada para tentar ser atendido. Há um papel na porta que destaca a “limitação” no número de senhas disponíveis por conta da “forte procura”. Está prevista a criação de um portal online para pedido dos vistos, mas sem previsão de estar em vigor. 


Outra possibilidade é recorrer aos Tribunais Administrativos - que já está com 4 mil processos para serem decididos.


Quem está no Brasil ou no Pais de Origem


“Vendi tudo, estou de malas prontas e passagem comprada para Portugal.” Este também é um dos muitos relatos recebidos pela Via Portugal  após o anúncio do fim da Manifestação de Interesse. Nestes casos, existem muitas opções disponíveis.


Apesar de a MI ter se tornado a regra da imigração, especialmente para brasileiros, os vistos no país de origem sempre existiram. O pacote apresentado na semana passada não apresenta nenhuma alteração nos tipos de vistos já existentes. Aliás, é esta a forma de imigração que o atual Governo quer promover: com visto solicitado antes da viagem.


O pedido precisa ser feito nos consulados portugueses no país de residência do interessado.


Um dos vistos mais buscados por brasileiros e PALOPs (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa) é o de “procura de trabalho”. Criado em 2022, tem o objetivo de suprir a falta de mão de obra em setores chaves do país, especialmente na área do turismo. Com esse visto, o cidadão tem autorização para entrar em Portugal e procurar um trabalho com contrato (recibos verdes não são válidos neste caso).


O prazo para assinar o contrato é de 120 dias, sendo possível prorrogar por mais 60 dias. Se ao fim deste período o imigrante não conseguir um emprego com contrato, precisa obrigatoriamente deixar o país. Um dos requisitos é ter o valor de 2460 euros (cerca de 12,3 mil reais) para aprovação.


Há também o próprio visto de trabalho, um dos mais antigos da lei. É destinado aos que já possuem um contrato de trabalho em Portugal.


 Confira aqui quais os demais tipos de vistos existentes.


Os Vistos de Residência em Portugal mais populares são:


✔ Visto de Estudo ou Estágio
✔ Visto de Trabalho
✔ Visto Empreendedor
✔ Visto Rendas Próprias ou Aposentado
✔ Golden Visa
✔ Startup Visa


Quer orientação sobre Vistos? 


Fale com a gente: VIA PORTUGAL



Para residir legalmente em Portugal tem de pedir o visto antes de viajar. 


Com a Orientação vai ficar a saber: 


Quais os tipos de vistos disponíveis;
Qual o visto adequado para o seu caso;
Quais são os procedimentos;
Quais são as etapas para obtenção do visto.


Instagram: @vp_viaportugal
Email: viaportugal@veportugal.com 


#veparaportugal #cidadaniaportuguesa #nacionalidadeportuguesa #vistoparaportugal #viaportugal #vistos #goldenvisa #visagold #investiremportugal #maputo #moçambique #vistos #vistosnacionais #portugal #moraremportugal #viveremportugal #segurança #luanda #angola #caboverde #brasil #usa #realestate #americans #mercadoimobiliario #cplp

Via Portugal - Vistos, Nacionalidade, Cidadania, Legalização, Investimento e Empreendedorismo

Por Richard Lawrence 13 de novembro de 2024
5 razões pelas quais deve escolher Portugal como a sua nova casa Portugal tem-se tornado num dos destinos preferidos para estrangeiros que procuram recomeçar num lugar com qualidade de vida, segurança e belas paisagens. Então, para quem quer recomeçar a vida noutro país, estas são 5 razões pelas quais Portugal pode ser o lar ideal:
Uma família está andando pela calçada de mãos dadas.
Por Krishna Brunoni 30 de julho de 2024
Did you know Portugal is ideal for raising a family?
Uma família está andando na praia de mãos dadas.
Por Richard Lawrence 30 de julho de 2024
Where is the best place to live in Portugal with a family?
Uma ponte sobre um corpo de água com um farol ao fundo
Por RICHARD LAWRENCE 30 de julho de 2024
What part of Portugal is best to live in? Where do the most expats live in Portugal? A selection of some of the best places to live in Portugal for expats in 2024.
Um carrinho amarelo e azul está estacionado em frente a um prédio
Por Richard Lawrence 30 de julho de 2024
Governo português publicou uma série de mudanças nas regras de imigração para o país. Fim da Manifestação De Interesse. Necessidade de Visto Consular para residir legalmente em Portugal. Visto de Procura de Trabalho, Visto CPLP entre outros.
Uma praia com muita gente e um grande corpo de água
Por Richard Lawrence 30 de julho de 2024
Os portugueses podem entrar em 189 países sem precisarem de visto. O País voltou a subir uma posição no ranking mundial.
Uma estátua de uma mulher segurando uma balança da justiça.
Por Richard Lawrence 29 de julho de 2024
O Decreto-Lei n.º 41-A/2024, de 28 de junho, prorroga o prazo de validade dos documentos e vistos de permanência em território nacional para cidadãos estrangeiros. Esta medida estende a validade dos documentos até 30 de junho de 2025, um ano para além do estabelecido originalmente no Decreto-Lei n.º 10-A/2020, de 13 de março.
Um homem e uma mulher estão segurando as chaves de sua nova casa.
Por Richard Lawrence 2 de julho de 2024
Quem necessita de financiamento, terá de superar outras etapas, a começar pela comprovação de recursos para os bancos portugueses.
Um pedido de visto com passaporte e bandeira
Por Richard Lawrence 15 de junho de 2024
Learn more about the Digital Nomad Visa (D8) and how you and your family can receive residency in Portugal.
Uma cidade com muitos edifícios e barcos na água
Por Richard Lawrence 14 de junho de 2024
Are you dreaming of a new life abroad with a low cost of living?  Portugal might be your ideal destination, offering a climate similar to California that is perfect for Americans.
Mais Posts
Share by: